Conselheiros do IDII na exposição “Mestres da Gravura na coleção da FBN” em Brasília

Os Conselheiros João Pedro de Saboia Bandeira de Mello Filho, Barão de Saboia-Bandeira-de-Mello, Roberto Ricardo Mäder Nobre Machado e Bruno da Silva Antunes de Cerqueira compareceram hoje à inauguração da exposição “Mestres da Gravura na coleção da Fundação Biblioteca Nacional”, no Museu Nacional dos Correios, em Brasília.

A exposição apresenta um conjunto de 171 obras representativas da história da gravura européia, cuja origem remonta à Real Biblioteca, trazida por ocasião da transmigração da Corte portuguesa para o Rio de Janeiro em 1808. Hoje integra o mais importante acervo de gravuras do país: a Coleção de Gravuras Avulsas da Fundação Biblioteca Nacional, constituída por 30 mil itens.

Trata-se, portanto, de rara oportunidade de apreciar parte significativa desse valioso patrimônio cultural brasileiro. São criações de 81 gravadores – Piranesi, Dürer, Rembrandt, Callot, Goya e Hogarth, entre outros… –, que traduzem, com sensibilidade e destreza de gestos, não só a construção do pensamento religioso e filosófico, como também idéias, ações, descobertas e costumes promovidos pela cultura européia durante esses quatro séculos.

A curadoria é da historiadora da arte Fernanda Terra e o projeto cultural da Artepadilla, do Rio de Janeiro.

A exposição ocorreu juntamente com o evento de reinauguração do Museu Nacional dos Correios, que estava fechado ao público há alguns anos.

o

Este slideshow necessita de JavaScript.

Anúncios
Esse post foi publicado em Sem categoria e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.