Colóquio – Abolicionismo, pós-abolicionismo e neoabolicionismo

 

 

Centro Universitário de Brasília (UniCEUB) – 31 de agosto de 2016.

Palestras e debates

Presidente da Mesa e mediador do Colóquio:

René Marc da Costa Silva

Historiador e antropólogo, formado pela UnB. Doutor em História pela UnB. Leciona História e Cultura Jurídica Brasileira no UniCEUB. Autor de “Raça e gênero na saúde mental do Distrito Federal” (2011) e “25 anos da Constituição de 1988: uma comemoração crítica” (2013).

O fim do tráfico negreiro, o abolicionismo e as relações internacionais.

Gabriel Fonteles

Historiador, formado pela UnB. Mestre em Relações Internacionais pela UnB. Professor de Política Externa Brasileira e História das Relações Internacionais no UniCEUB.

Ambiguidades do Império: Antonio Pereira Rebouças e a escravidão africana no I e II Reinados.

Fernando Modelli

Cientista político, formado pela UnB. Mestre em Ciência Política pelo IESP-UERJ. Doutorando na mesma área, na UnB. Professor de Ética, Sociologia e História Moderna no UniCEUB.

A tríade “redentora”: Rebouças, Nabuco e Patrocínio. Quem foram e como pensavam o Engenheiro, o Príncipe e o Tigre da Abolição?

Angela Alonso

Socióloga, formada pela USP. Doutora em Sociologia pela USP e pós-doutora pela Universidade de Yale. Professora do Departamento de Sociologia da USP e presidenta do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP). Autora de “Joaquim Nabuco: os salões e as ruas”, na coleção Perfis Brasileiros (2007), e de “Flores, votos e balas: o movimento abolicionista brasileiro” (São Paulo: Cia. das Letras, 2015).

Neoabolicionismo: resgate histórico-cultural enquanto auxiliar dos debates nacionais e ferramenta de cidadania.

Bruno A. de Cerqueira

Historiador, formado pela PUC-Rio, e especialista em Relações Internacionais pela Universidade Cândido Mendes. Bacharelando em Direito no UniCEUB. Fundador e gestor do IDII e autor de “D. Isabel I a Redentora: textos e documentos sobre a Imperatriz exilada do Brasil em seus 160 anos de nascimento” (2006). Indigenista especializado e instrutor da Fundação Nacional do Índio (Funai).