TV Record exibe reportagem sobre vídeo do traslado dos restos mortais da Redentora

Os esquifes de D. Isabel e D. Gastão (Conde d´Eu) são escoltados pela Irmandade de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito dos Homens Pretos do Rio de Janeiro em agosto de 1953, no Centro do Rio. Acervo Digital do IDII.

O esquife de D. Isabel é escoltado pela Irmandade de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito dos Homens Pretos do Rio de Janeiro em julho de 1953, no Centro do Rio.
Acervo Digital do IDII.

A TV Record exibiu, em seu programa “Câmera Record” de hoje, reportagem realizada no Castelo do Lude (Vale do Loire), no Rio de Janeiro e em Petrópolis, sobre o vídeo guardado pela família condal de Nicolaÿ, da França, que mostra as netas da Redentora, D. Isabel (1911-2003), Condessa de Paris, e D. Pia Maria (1913-2000), Condessa René de Nicolaÿ, trazendo para o Brasil, no Cruzador Barroso, os restos mortais da imperatriz exilada e de seu consorte, D. Gastão (1842-1922), entre julho e agosto de 1953.

O vídeo, inédito, é rapidamente comentado pelo gestor do IDII, Prof. Bruno Antunes de Cerqueira, na reportagem: http://noticias.r7.com/camera-record/videos/-imagens-historicas-e-ineditas-mostram-a-chegada-dos-restos-mortais-de-princesa-isabel-ao-brasil-05082016

O vídeo integral da travessia, que tem cerca de 8min, ficará disponível no canal do IDII no Youtube.

Anúncios
Esse post foi publicado em Sem categoria e marcado , , , , , . Guardar link permanente.