Museu Imperial homenageia D. Isabel na Semana da Mulher

Os esforços para o estabelecimento de uma data anual dedicada à celebração dos direitos da mulher nos remetem para os primeiros anos do século XX, quando organizações de mulheres lograram estabelecer o 8 de março como o Dia Internacional da Mulher. Naquele mesmo ano de 1921, faleceu, no castelo d´Eu, na França, d. Isabel Cristina Leopoldina Augusta Micaela Gabriela Rafaela Gonzaga, princesa d. Isabel, filha de d. Pedro II e d. Teresa Cristina, e condessa d´Eu, por casamento com Gaston d´Orleans, o conde d´Eu, em 1864. Herdeira da coroa brasileira, governou o Brasil por três vezes (1871-1873, 1876-1877 e 1887-1888), por ocasião das viagens do imperador d. Pedro II ao exterior. Em seu último período regencial, assinou a Lei Áurea, que aboliu a escravidão em nosso país, a 13 de maio de 1888.
Ao comemorarmos, neste ano de 2016, os 170 anos do nascimento da princesa d. Isabel, homenageamos o Dia Internacional da Mulher, reiterando no presente a memória de um tempo de lutas e conquistas em favor da sociedade brasileira.

 

077

Fonte: http://www.museuimperial.gov.br/imprensa/novidades-imperiais/5594-no-dia-internacional-da-mulher,-o-museu-imperial-faz-uma-homenagem-para-princesa-isabel.html

 

Anúncios
Esse post foi publicado em Sem categoria e marcado , . Guardar link permanente.