Conselheiros do IDII tomam posse e lançam livro sobre o Outeiro da Glória

O Pe. João Dias Rezende Filho, membro do clero da Arquidiocese de São Luís do Maranhão e conselheiro do IDII, foi empossado hoje como Irmão, na Missa Compromissal da Imperial Irmandade de Nossa Senhora da Glória do Outeiro, no Rio de Janeiro, às 11h.

Presidiu a Missa o Capelão da Irmandade, Mons. Sérgio Costa-Couto, e dirigiu os trabalhos cerimoniais o Provedor, Des. José Carlos Murta Ribeiro, e o Diretor de Culto, Dr. Ricardo Nogueira da Cruz.

A irmandade católica carioca remonta ao séc. XVII e sua igreja, pérola do barroco brasileiro, está localizada no outeiro que dá nome ao bairro da Glória e que constitui o nascedouro da Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro, no séc. XVI. Esses e milhares de outros detalhes são esmiuçados no livro de arte “Outeiro da Glória: marco na história da Cidade de Rio de Janeiro”, que foi lançado hoje no Salão Nobre da IINSGO.

Prestigiaram a cerimônia de posse do novel irmão e o evento de lançamento do livro, que ocorreu ao término da Missa, o Provedor Jubilado da IINSGO, Prof. Dr. Mauro Ribeiro Viegas, e a Provedora Jubilada D. Elza de Noronha Viegas.  Dr. Mauro Viegas é o fundador das empresas Concremat — que patrocinaram a obra — e sócio honorário do IDII. Acompanharam o casal seus filhos, Mauro Ribeiro Viegas Filho e João Alfredo de Noronha Viegas, diretores da Concremat, e a nora, Maria Luísa Viegas.

O capítulo “Outeiro da Glória e Glória do Outeiro: brevíssima história de uma das mais importantes confrarias marianas do Brasil” é de autoria do historiador Bruno da Silva Antunes de Cerqueira, gestor do IDII; o capítulo “Igreja de Nossa Senhora da Glória do Outeiro 1714-1739”, é de autoria do arquiteto Luciano Cavalcanti de Albuquerque, conselheiro do IDII. O livro, projeto da ArtePadilla, está a venda na secretaria da IINSGO e nas livrarias do Rio de Janeiro.

Abaixo, as fotos dos eventos, de Luís Mendes.

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

 

 

Luciano Cavalcanti e Bruno de Cerqueira começam a autografar os livros.

 

Os autores do livro de arte sobre o Outeiro da Glória: Jorge de Souza Hue, Bruno da Silva Antunes de Cerqueira, Fernanda Terra, Flavio Ferreira, Luciano Cavalcanti de Albuquerque & Maria Eduarda Castro Magalhães Marques.

Esse post foi publicado em Sem categoria e marcado , , , , . Guardar link permanente.