IDII congratula princesa pelo nascimento de tetraneta homônima da Redentora

brasOeB

Os conselheiros do IDII felicitaram a Princesa D. Maria Elisabeth de Orleans-e-Bragança e seu marido, Dr. Pablo Trindade de Souza, pelo nascimento da Excelentíssima Senhora D. Maria Isabel de Orleans e Bragança Trindade de Souza, ocorrido no Rio de Janeiro, em 29 de novembro de 2015.

A pequena tetraneta homônima de D. Isabel I e sua mãe, que é médica pediatra, passam muito bem.

Conforme informou o Instituto por ocasião do casamento da prima-tia da recém-nascida, D. Isabel Maria Eleonora, em 2009, o nome escolhido pelos pais tem significados etimológicos e históricos sublimes:

ISABEL tem origem em um vocábulo feminino do hebraico arcaico, que designava “aquela que é consagrada a Deus”. Desse antigo nome (Elisheva) originam-se, provavelmente, o germânico Elisabeth, o inglês Elizabeth, o francês arcaico Isabeau e o atual Isabelle, os italianos Elisabetta e Isabella, o russo Yelizaveta, o húngaro Erzèbet, o eslavo Alsbietta etc. Todos eles prestam culto às santas da Igreja que, nascidas em linhagens principescas, viveram suas vidas na caridade: Isabel (séc. I a.C. †c. 20 d.C.), a prima de Maria cujo filho (João Batista) saudou Jesus ainda no ventre materno; Isabel da Hungria (*1207 †1231), a duquesa-consorte da Turíngia que foi a primeira penitente da Ordem Franciscana a ser canonizada e Isabel de Portugal (*1271 †1336), nascida infanta de Aragão e que foi a rainha-consorte de D. Diniz I (*1261 †1325). O curioso é que a noiva descende diretamente de Santa Isabel de Portugal, que era sobrinha-neta de Santa Isabel da Hungria, que era sobrinha de Santa Edwiges (*1174 †1243), a célebre padroeira dos endividados que nasceu na atual Baviera (Alemanha), como princesa de Andechs-Merânia e reinou como duquesa-consorte da Silésia (na atual Polônia e Rep. Tcheca). Nas representações iconográficas, as três parentas são mostradas com coroas exatamente por isso.

O Abade emérito do Mosteiro de São Bento do Rio de Janeiro, D. José Palmeiro Mendes OSB, e o Padre João Dias Rezende Filho, Pároco de Nossa Senhora Aparecida, em São Luís do Maranhão, membros do IDII, celebrarão durante a semana em ação de graças pelo feliz acontecimento.

Esse post foi publicado em Sem categoria e marcado , , , , . Guardar link permanente.