AgênciaBrasil – Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos em SP tem missa afro

Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos em SP tem missa afro

  • 20/11/2015 12h56
  • São Paulo
Da Agência Brasil
São Paulo - O primeiro bispo negro do estado de SP, dom Eduardo Vieira dos Santos celebra missa afro em frente à Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, no Dia da Consciência Negra (Rovena Rosa/Agência Brasil)
Primeiro bispo negro do estado de SP, dom Eduardo Vieira dos Santos celebra missa afro em frente à Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens PretosRovena Rosa/Agência Brasil

O primeiro bispo negro do estado de São Paulo, dom Eduardo Vieira dos Santos, celebrou hoje (20), Dia da Consciência Negra, uma missa afro, em frente à Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, no Largo do Paissandu, na região central da capital. Fundada em 1711 por negros escravizados e alforriados, com a ajuda de abolicionistas, a igreja tem uma simbologia para a comunidade negra. À época da fundação, havia muitas restrições para os negros que queriam frequentar as igrejas dos brancos.

Além da população, participaram da cerimônia cerca de 400 membros das irmandades negras de São Benedito e do Rosário.

Quando foi fundada, a Igreja da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos era uma construção muito simples, mas estava localizada à época no centro financeiro da cidade de São Paulo, o Largo do Rosário, onde fica atualmente a Praça Antônio Prado. Com a urbanização, a igreja foi demolida e instalada em meados de 1730 em um local mais afastado do centro urbano, onde fica hoje o Largo do Paissandu.

São Paulo - Missa afro em frente à Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos em comemoração ao Dia da Consciência Negra (Rovena Rosa/Agência Brasil)
Missa afro em frente à Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos é uma das atividades na capital paulista em comemoração ao Dia da Consciência NegraRovena Rosa/Agência Brasil

No início, animadas congadas ocorriam nos arredores da igreja. Com o passar do tempo, a tradicional manifestação cultural e religiosa afro-brasileira dos homens pretos da confraria do Rosário foi aos poucos substituída.

Além da missa, há outros eventos na programação prevista para hoje (20) pela Secretaria Municipal de Promoção da Igualdade Racial, na região central de São Paulo. No Largo do Paissandu, tem feira afro, shows Gospel e da comunidade do samba.

No Vale do Anhangabaú, os eventos começam no início da tarde. Haverá apresentações da Banda Black Rio, de Chico César, de Leci Brandão, Jorge Aragão com Arlindo Cruz e Alcione e da Escola de Samba Vai Vai.

Edição: Graça Adjuto
Esse post foi publicado em Sem categoria e marcado , , , , . Guardar link permanente.