TV JUSTIÇA entrevista conselheiros do IDII

O programa Direito sem Fronteiras, da TV Justiça, exibido hoje e reexibido durantes esta semana, discute as particularidades das monarquias contemporâneas. O programa discute as formas monárquicas de governo ainda existentes no mundo.

Os conselheiros do IDII José Theodoro Mascarenhas Menck, advogado e doutor em História das Relações Internacionais & Bruno Antunes de Cerqueira, historiador e bacharelando em Direito, são os entrevistados.

A monarquia é a mais antiga forma de governo da história e ainda vigora em vários países. Na maioria das vezes, o poder do chefe de Estado, popularmente conhecido como rei ou rainha, é hereditário. “Essa é a forma mais comum. Mas nem todas as monarquias são hereditárias. Existem as do tipo eletivas. Um exemplo é o Vaticano, que elege o Papa, um monarca absoluto”, diz José Theodoro Menck.

Na opinião de Bruno Antunes de Cerqueira, as monarquias não são homogêneas. “Cada Estado tem sua forma de governar e de cobrar a atuação do seu monarca”, enfatiza o historiador.

Atualmente, a rainha da Inglaterra, Elizabeth II, é a monarca que ocupou o trono britânico por mais tempo. Ela é a chefe de Estado. No Reino Unido, a função de chefe de Governo é de responsabilidade do primeiro-ministro. A rainha tem um papel institucional, representa o país no exterior e em recepções e pode, também, dissolver o parlamento e nomear o primeiro-ministro. Elizabeth II ainda é soberana em 15 países, entre eles Austrália, Nova Zelândia, Canadá e Jamaica.

Acesse aqui o programa: https://www.youtube.com/watch?v=MS4f_H7P2P8

 

Esse post foi publicado em Sem categoria e marcado , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.