Colégio Pedro II tem Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros

cp2bras

O Imperial Colégio de Dom Pedro II (CPII) conta, desde novembro de 2013, em sua estrutura organizacional, com o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEABCPII).

Sua vinculação administrativa à Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura (PROPGPEC) foi instituída pela Portaria nº 3764, de 11 de junho de 2014.

Sua existência é resultado das reivindicações de servidores negros que mesmo antes da promulgação da Lei nº 10639/2003 participavam ativamente das lutas sociais.

O NEABCPII é o único, dentre as dezenas de outros existentes, que possui o Primeiro Segmento do Ensino Fundamental e a Educação Infantil. Por isso se volta muito mais para a formação identitária e consciente de seus alunos, ainda que não se esqueça de seus servidores.

Sua missão consiste, então, em: combater o racismo em todas as instâncias, reeducando as relações étnico-raciais no espaço escolar, pesquisando para retornar à comunidade escolar propostas de solução para as demandas encontradas e participando do processo que implementará, por fim, as Leis nº 10639/2003 e 11645/2008 nos currículos da instituição.

A página oficial do Núcleo é: http://www.neabcp2.com.br.

Esse post foi publicado em Sem categoria e marcado , . Guardar link permanente.