JORNAL HOJE – Dois museus do Rio de Janeiro enfrentam problemas financeiros

Museu da República precisa de verba para instalar câmeras de segurança.

Já o Museu Nacional precisa pagar as empresas terceirizadas.

 

Dois museus importantes do Rio de Janeiro estão enfrentando problemas financeiros. O Museu da República precisa de verba para instalar câmeras de segurança e o Museu Nacional, que pertence à Universidade Federal está fechado.  A situação é tão crítica que os funcionários chegaram a se mobilizar para pagar os salários dos faxineiros.

O Museu Nacional é a mais antiga instituição científica do país, o maior museu de história natural da América Latina, com um acervo de fósseis, múmias, móveis e objetos de arte doados pela Família Real.

Um espaço que guarda tantas relíquias fechou. O aviso na porta informa que as visitas foram suspensas por tempo indeterminado por causa de problemas com a vigilância e a limpeza.  Segundo a diretoria, a Universidade Federal do Rio, que administra o museu, não paga as empresas responsáveis pelos serviços há três meses.

Os funcionários do museu se mobilizaram e decidiram fazer uma vaquinha para pagar uma faxina se o serviço de limpeza não for normalizado. Entretanto, o reitor da universidade informou que recebeu R$ 4 milhões do Ministério da Educação para pagar os serviços suspensos.

“Felizmente o MEC reconhecendo a importância das atividades do museu deu o apoio necessário. A gente está em condições de honrar os compromissos atrasados e reabrir as atividades do nosso Museu Nacional”, explicou Carlos Levi, reitor da UFRJ.

O Museu Nacional não é o único com orçamento apertado. O Palácio do Catete, que abriga o Museu da República, por onde passaram 18 presidentes, precisa de recursos para investir em câmeras de segurança. “A segurança é o assunto principal. O museu precisa colocar câmeras de segurança, mas precisa ter verba”, diz Magaly Cabral.

Entre os museus, mais um não pode ser visitado. A antiga casa da Marquesa de Santos, o Museu do Primeiro Reinado, está fechada para obras e sem prazo para reabrir.

 

Fonte: http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2015/01/dois-museus-do-rio-de-janeiro-enfrentam-problemas-financeiros.html

Esse post foi publicado em Sem categoria e marcado , . Guardar link permanente.