IDII realiza evento “Culturas do Brasil e o Distrito Federal”

O Instituto realizou ontem, em Brasília, o evento “Culturas do Brasil e o Distrito Federal”, cujo convite pode ser acessado aqui.

Abriu o encontro, de caráter informal, nosso gestor, que, após introduzir muito brevemente a história do IDII e a luta neoabolicionista, apresentou Nanan Catalão, André Lima e João Francisco Maria aos presentes.

A antropóloga Nanan Catalão representava, na ocasião, o Senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), atual candidato ao Palácio do Buriti. Ela falou sobre o Distrito Federal enquanto um local privilegiado do encontro das culturas do Brasil e explicitou pontos do programa de governo do PSB para o DF, que levariam a uma “revolução” em matéria de cultura, por meio do fomento, dos incentivos, das chamadas e mobilizações do povo na transformação dos espaços culturais mais tradicionais custodiados pelo GDF.

O advogado André Lima, candidato da Rede Sustentabilidade à Câmara dos Deputados, falou sobre o socioambientalismo brasileiro e suas muitas especificidades. Lembrou que a sociobiodiversidade do Brasil engendra dezenas de centenas de culturas próprias, no bojo da cultura brasileira. Lembrou, sobretudo, da riqueza absoluta representada pelas culturas de quase 300 etnias indígenas no país, amplamente ignoradas por grande parte da população brasileira.

O cientista político João Francisco Maria, candidato da Rede Sustentabilidade para a Câmara Legislativa do Distrito Federal, lembrou a todos o significado imprescindível da fraternidade na Política, seu lema de campanha e de atuação intelectual. Católico romano, João Francisco salientou o quanto a fraternidade, categoria que os tempos posteriores à Revolução Francesa passaram a hermetizar no domínio do privado e do religioso, deve voltar a ser uma categoria política vívida e central nos debates sobre a sociedade que construímos diariamente.

Esteve presente ao evento o Embaixador Guy Marie de Castro Brandão, nosso antigo plenipotenciário na França, e outras personalidades.

Fotos da assessoria de André Lima.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Anúncios
Esse post foi publicado em Sem categoria e marcado , , . Guardar link permanente.