HILDEGARD ANGEL – Homenagem aos irmãos brilhantes Rebouças

 

Homenagem aos irmãos brilhantes Rebouças, aos quais muito deve o nosso país

Rebouças-reboucas01

Rebouças-reboucas002

Rebouças-reboucas003

Foi bonita, matinal, solar, artística, histórica e merecida a homenagem aos irmãos engenheiros Rebouças, na praça da Lagoa Rodrigo de Freitas, à entrada do Túnel Rebouças, com a inauguração de seus bustos, esculturas de Edgar Duvivier Filho. O artista estava presente. Presente, o Secretário de Conservação da Prefeitura do Rio de Janeiro, tenente-coronel dos Bombeiros Marcus Belchior Corrêa Bento, maior entusiasta da iniciativa. Representantes do Movimento Negro. Admiradores da memória dos Irmãos Rebouças, netos de um alfaiate português e uma escrava libertada, que marcaram com grande brilhantismo sua presença na engenharia brasileira e na vida nacional como um todo, por seu conjunto de saberes e realizações. Eles foram responsáveis pela construção de estradas de ferro e cais de portos e introduziram a técnica de construção em concreto armado no Brasil.

O presidente do Clube de Engenharia, Francis Bogossian, do qual partiu a solicitação ao Poder Público municipal da homenagem necessária, propôs aos presentes que todos se dessem as mãos, negros e brancos, representantes das várias entidades, e juntos descerrassem as placas. Foi bonito.

Os bustos foram muito elogiados pela arte de Duvivier, que reproduziu as feições de forma impressionante, porém com a sensibilidade de quem sabe deixar na obra a marca também de sua própria identidade.

A solenidade foi no 13 de Maio da Abolição da Escravatura.

Fonte: http://www.hildegardangel.com.br/?p=38596

As fotos são de Daniel Coelho.

Anúncios
Esse post foi publicado em Sem categoria e marcado , , , , , . Guardar link permanente.