MIP – 188 anos de Dom Pedro II

Museu Imperial comemora 188 anos do nascimento do imperador d. Pedro II

Uma série de eventos será realizada no próximo dia 04, quarta-feira, no Museu Imperial/ Ibram em comemoração aos 188 anos de nascimento do imperador d. Pedro II. O Cine Teatro Museu Imperial irá receber uma Sessão da CEPHAS (Comissão de Estudos e Pesquisas Históricas), do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB). Haverá também apresentação de palestras, lançamento de livros e da visita virtual da instituição.

alt

O aniversário de d. Pedro II é a única ocasião do ano em que o IHGB realiza a Sessão da CEPHAS fora de suas dependências, sendo sempre no Museu Imperial. Em seguida, terão a palavra os professores Cybelle Ipanema – IHGB, Vitor Fonseca – presidente do comitê brasileiro do Programa Memórias do Mundo da UNESCO, Noêmia Guimarães Soares – Universidade Federal de Santa Catarina, e Neibe Cristina da Costa – Museu Imperial.

Na ocasião, será lançado Caderno Técnico de conservação restauração da Berlinda de Aparato do imperador d. Pedro II. O restauro da Berlinda foi concluído em dezembro de 2012, com patrocínio da empresa petropolitana GE Celma, a partir da Lei de Incentivo à Cultura, e coordenação de Eliane Zanatta, responsável pelo Laboratório de Conservação e Restauração do Museu Imperial. Outra publicação que terá seu lançamento nesse dia é o “D. Pedro II: um tradutor imperial”, organizado pelos professores Noêmia Guimarães Soares, Sergio Romanelli e Rosana de Souza, do Núcleo de Estudos de Processos Criativos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a partir de consulta ao arquivo histórico do Museu Imperial.

Ainda durantes as comemorações, será lançado a Visita virtual ao Museu Imperial, através da qual qualquer pessoa, em qualquer canto do mundo, poderá apreciar seu acervo histórico, todos os dias, 24 horas. Todo o circuito será divulgado em 360° pelo projeto Era Virtual.

03 de dezembro de 2013

 

Anúncios
Esse post foi publicado em Sem categoria e marcado , , , . Guardar link permanente.