IDII executa MemoRio no aniversário da Redentora

logo_memorio

O MemoRio – programa de turismo histórico-cultural do Rio de Janeiro pertencente ao IDII (www.memorio.com.br) – foi executado em 29 e 30 de julho de 2013 para um grupo de jovens belgas, luxemburgueses e franceses que visitaram a Cidade Maravilhosa por ocasião da Jornada Mundial da Juventude, com o Papa Francisco. Em 29 de julho comemoram-se os 167 anos de nascimento de D. Isabel I.

O grupo era chefiado pela Princesa D. Isabel de Orleans-e-Bragança, trineta homônima da Redentora, e pelo gestor do IDII, Prof. Bruno de Cerqueira.

Semanas antes do início da Jornada que reuniu milhões de jovens do Brasil e do mundo, o gestor do IDII enviou aos pais dos jovens da Bélgica e do Luxemburgo uma mensagem sobre as manifestações políticas que têm ocorrido em muitas capitais brasileiras, no sentido de tranquilizá-los. A mensagem pode ser lida aqui: Lettre aux peres et meres belges et luxembourgeois.

As fotos mostram a execução do roteiro REAL & IMPERIAL RIO DE JANEIRO, no dia 29, e do roteiro PETRÓPOLIS, CIDADE DOS PEDROS, em 30 de julho. Atuou como guia dos passeios a turismóloga Maria Augusta Paula, conselheira do IDII.

Participaram dos tours o Padre Pedro Amador Barrajon, LC, orientador espiritual do grupo de jovens, o Diácono João Dias Rezende Filho (conselheiro do IDII) e o Seminarista Stannly Cunha dos Santos (sócio do IDII).

Dentre os jovens estavam o Príncipe Paul-Louis de Nassau, pentaneto de D. João VI e sobrinho do Grão-Duque Henri de Luxemburgo, os nobres belgas Melanie de Pourtalès, Gabrielle de Pourtalès, Bastien de Meester de Ravestein e Ricardo de Merode-Lutio e a nobre portuguesa Manuela Porto da Cruz de Freitas Branco.

No primeiro dia da excursão a Presidente Laila Vils e as Conselheiras Maria Cecília Penna e Maria Adelaide Barreto e o Cons. Luciano Cavalcanti de Albuquerque almoçaram com o grupo, no bistrô do Centro Cultural Banco do Brasil.

No Mosteiro de São Bento o grupo foi recepcionado pelo Abade Emérito, D. José Palmeiro Mendes, OSB, sócio honorário do IDII; na Antiga Sé-Catedral do Rio de Janeiro, pelo Pároco, Pe. Silmar Fernandes; no Museu do IHGB, pela Vice-Presidente, Profª. Drª. Cibelle Moreira de Ipanema.

Durante a visita à catedral petropolitana, o grupo assistiu à Missa celebrada pelo Pe. Pedro e acolitada pelo Diác. João e o Sem. Stannly. Após o rito, os jovens puderam conhecer e rezar junto ao túmulo de D. Isabel, no Mausoléu Imperial da Catedral de São Pedro de Alcântara.

No almoço em Petrópolis, no bistrô do Museu Imperial, esteve presente o Príncipe D. Manuel Afonso de Orleans-e-Bragança, primo de D. Isabel de Stolberg e igualmente trineto da Redentora.

As fotos que seguem são, em sua maioria, do Sem. Stannly dos Santos.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Anúncios
Esse post foi publicado em Sem categoria e marcado , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.