125 anos da Lei Áurea – programação enviada pelo IDII


A Presidente do Instituto D. Isabel I,

 Laila Vils,

tem o prazer e a honra de tornar público o calendário de atividades comemorativas aos

125 anos da Abolição da Escravatura e

Equiparação Jurídica dos Brasileiros.

o

12 de maio de 2013 – 11h30min

Missa Dominical na Catedral de São Pedro de Alcântara (Petrópolis-RJ).

Por especial autorização de Sua Excelência Reverendíssima o Senhor D. Gregório Paixão OSB, Bispo Diocesano de Petrópolis, a Prefeitura do Município, o Instituto Histórico de Petrópolis (IHP) o Movimento Beleza Negra (MOBENE) e o IDII promoverão homenagem floral no túmulo da Redentora, no Mausoléu Imperial da Catedral petropolitana. Ocorrerá incensação dos jazigos e leitura da Carta Apostólica de S.S. o Papa Leão XIII, que concedia a Rosa de Ouro à então Princesa Imperial Regente (1888).

Por se tratar do DIA DAS MÃES, o preito se revestirá de brilho e simbolismo peculiares.

13 de maio de 2013 – 10h

“Flores para uma Redentora”. Estátua de D. Isabel, na avenida de seu nome, em Copacabana/Leme (Rio de Janeiro) – em frente ao Windsor Atlântica Hotel.

13 de maio de 2013 – 14h

Sessão Solene da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, sob a presidência e iniciativa do Senhor Vereador Cesar Maia, em homenagem aos 125 anos.

Plenário Teotônio Villela – Palácio Pedro Ernesto.

13 de maio de 2013 – 14h

Mesa Redonda “Abolição em revista”, com os historiadores Eduardo Silva (pesquisador/FCRB) e Bruno de Cerqueira (gestor/IDII), sob moderação de Maurício Ferreira (diretor/MIP) e inauguração da mostra “A simbologia da camélia na História da Arte” – convite abaixo.

Cine Teatro – Museu Imperial de Petrópolis.

13 de maio de 2013 – 16h

Missa de Ação de Graças da Imperial Irmandade de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito dos Homens Pretos do Rio de Janeiro.

Rua Uruguaiana, 77, Centro.

13 de maio de 2013 – 18h30min

Sessão comemorativa do Instituto Histórico de Petrópolis – convite abaixo.

Palestra “A Princesa Isabel e suas batalhas”, da historiadora Maria de Fátima Moraes Argon.

Palestra “Abolicionismo e neoabolicionismo, duas faces da mesma moeda: como resgatar e retomar a obra das mulheres e dos homens que engendraram a Lei Áurea”, do historiador Bruno da Silva Antunes de Cerqueira.

convite_ihp

mesa-redonda

Anúncios
Esse post foi publicado em Sem categoria e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.