Reunião do IDII em Petrópolis atrai movimento negro e IHP

Realizou-se hoje, na residência petropolitana da Cons. Maria Cecília Pires de Carvalho e Albuquerque Penna a reunião dos conselheiros do IDII que visava iniciar os preparativos para a composição da agenda dos 125 anos da Abolição da Escravatura, a se realizar durante todo o ano de 2013.

O evento contou com a participação de vários membros do IDII, do presidente do Instituto Histórico de Petrópolis, Prof. Luiz Carlos Gomes, da coordenadora do MOBENE (Movimento Beleza Negra), Profª. Adriana Rangel, da Maestrina Adelina Barroso Santiago e do gestor da Fundação Educandário Princesa Isabel, de Petrópolis, Roberto Gonçalves. Também compareceu o empresário Gastão Reis Rodrigues Pereira, da FIRJAN da Região Serrana, cujo neto, o pequeno Henrique Rodrigues Pereira Rebouças Diniz, é um sobrinho-tetraneto de André Rebouças (1838-1898), líder maior do abolicionismo brasileiro da década de 1880.

Quanto à Fundação Educandário Princesa Isabel (FEPI), trata-se de entidade vinculada ao Juizado da Infância e da Juventude da Comarca de Petrópolis (Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro). Ela funciona num casarão do bairro Alto da Serra, doado pela Baronesa consorte de São João de Icaraí, D.  Maria Emília Carneiro Leão Pereira de Barros (†17.12.1895), filha do estadista do Império Honório Hermeto Carneiro Leão, Marquês do Paraná (1801-1857) e esposa do proprietário rural Constantino Pereira de Barros, Barão de São João de Icaraí (1821-1896).

O reformador do educandário e atual juiz titular da Infância, da Juventude e do Idoso da Comarca de Petrópolis é o Dr. Alexandre Teixeira de Souza, petropolitano nascido em 1965 e graduado na própria Universidade Católica de Petrópolis (UCP). Em 2012, ele recebeu da ALERJ a Medalha Tiradentes, maior honorificência do Estado do Rio de Janeiro.

As fotos do evento são do jornalista Thyago Mathias, conselheiro do IDII.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Anúncios
Esse post foi publicado em Sem categoria e marcado , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.