Historiadora britânica investiga a participação das mulheres no processo abolicionista brasileiro

camillia

A Profª. Drª. Camillia Cowling, docente de História Latino-Americana da Universidade de Edimburgo, na Escócia (Reino Unido) tem se dedicado em seus estudos de doutorado e pós-doutorado às formas e organizações de resistência à escravidão negra em Cuba e Brasil.

Sua página pessoal na universidade escocesa pode ser acessada neste endereço: http://www.ed.ac.uk/schools-departments/history-classics-archaeology/about-us/staff-profiles?uun=ccowling&search=2&cw_xml=profile_tab1_academic.php

Disponibilizamos, abaixo, seu artigo Debating Womanhood, Defining Freedom: The Abolition of Slavery in 1880´s Rio, que se pode traduzir por “Debatendo a feminidade, definindo a liberdade: a abolição da escravatura no Rio de Janeiro dos anos 1880”, no qual explicita a participação de muitas mulheres escravizadas em busca de sua liberdade e inserção social na capital do Império do Brasil da década de 1880. O artigo é interessantíssimo por apontar a ligação entre o engajamento social de mulheres extremamente díspares daquela sociedade: as negras e mestiças que tiveram seu ventre “libertado” pela Lei de 28 de setembro de 1871 e as mulheres da realeza brasileira: D. Thereza Christina Maria e D. Isabel, a imperatriz consorte e a princesa imperial do Brasil, respectivamente. Foi publicado na revista britânica Gender and History em 2010.

Trata-se de uma interpretação histórica que leva em conta a visão de gênero sobre os fatos e processos. Uma das principais fontes de pesquisa da historiadora foram os Livros de Ouro da Emancipação Municipal, um processo de abolição gradual intentado pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro durante toda a década de 1880, que contava em suas solenidades com a participação de toda a Família Reinante, com destaque para D. Isabel, futura imperatriz. O quadro a óleo do pintor Pedro José Peres que apresenta a Abolição Municipal de 1885, no dia do trigésimo-nono aniversário de nascimento da Redentora, se encontra até hoje no Palácio Pedro Ernesto (sede do Poder Legislativo carioca).

Abaixo, o artigo.

CowlingDebatingWomanhoodOffprint

Anúncios
Esse post foi publicado em Sem categoria e marcado , , , , , . Guardar link permanente.