Palestra: “A Guarda Negra”, com o Prof. Augusto Mattos

Palestra sobre o livro: “Guarda Negra – A Redemptora e o Ocaso do Império” – Ed. Hinterlândia

Este livro busca desvelar a Guarda Negra da Redemptora, nos quadros da cidade do Rio de Janeiro – entre 1888 e 1889 –, através de pesquisas baseadas em arquivos públicos, bibliotecas e jornais da época, tendo como referência teórico-metodológica a História Social. Como objeto principal da pesquisa, a organização é retratada numa abordagem que contempla sua formação, seus membros, sua ritualística, seus principais líderes e incentivadores, suas ações e, principalmente, suas representações, no contexto do fim do século XIX. Os conceitos de identidades, imaginário, cidadania e representações foram aplicados com o intuito de facilitar a operacionalização da pesquisa. Sendo assim, fez-se necessária a análise sobre a Princesa Isabel, herdeira do trono brasileiro, principal proteção dos ex-escravos.

(Fonte: http://www.hinterlandia.com.br/)

Sobre o autor: AUGUSTO OLIVEIRA MATTOS

Augusto Mattos é formado em História pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília (UniCeub), Mestre em História Social do Brasil pela Universidade de Brasília, onde atualmente cursa o doutorado na mesma área. É professor dos cursos de Pedagogia (Metodologia do ensino de História)  e de  Relações Internacionais (História do Brasil Contemporâneo) do Instituto de Ensino Superior de Brasília (IESB), também leciona História do Brasil no Instituto Diplomata de Relações Internacionais.

Sobre o Instituto Brasileiro de Estudos Monárquicos de Minas Gerais (IBEM/MG)

O Instituto Brasileiro de Estudos Monárquicos de Minas Gerais – IBEM/MG – é uma instituição de caráter cívico-cultural, que tem por ideais primários resgatar a memória do período monárquico da história brasileira e fomentar o debate educativo sobre formas e sistemas de governo, em especial o Parlamentarismo Monárquico, em diversos contextos passados, atuais e vindouros. O IBEM/MG promove eventos culturais, palestras e, mensalmente, reuniões abertas de estudo, sem qualquer restrição quanto a orientação política, credo, classe social, cor ou gênero.

Contato: ibem.mg@gmail.com

Serviço (dados do evento)

O QUE: Palestra de lançamento do livro “Guarda Negra – A Redemptora e o Ocaso do Império” (Ed. Hinterlândia), ministrada pelo autor, AUGUSTO OLIVEIRA MATTOS, para assinalar o Dia da Consciência Negra. Abertura musical com o mezzo-soprano Christiane Franco e o pianista Isaías Ramos.

QUEM PROMOVE: Instituto Brasileiro de Estudos Monárquicos de Minas Gerais (IBEM/MG)

QUANDO: Dia 20 de novembro de 2010, sábado, às 19h30min.

ONDE: Auditório Marina Lorenzo Fernandez (Av. João Chaves, 438 – Jd. São Luiz)

ENTRADA FRANCA.

Anúncios
Esse post foi publicado em Sem categoria e marcado , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.