Homenagem a Dona Thereza Christina Maria

Inagurou-se hoje um busto em homenagem à “Mãe dos Brasileiros”, por iniciativa da comunidade italiana do Rio de Janeiro, próximo à Casa da Itália (Consulado-Geral da Itália no Rio de Janeiro).

O convite recebido e divulgado pelo IDII tinha o seguinte teor:

CONVITE

Estimados(as)  Senhores(as)

 

Encaminho-lhes, em anexo, o convite-Programa da Homenagem que será prestada à Imperatriz Tereza Cristina em 3 de setembro, quinta-feira, próxima.

 

 

Assunto: Imperatriz Tereza Cristina

 

 

Em Fevereiro de 2008, atendendo solicitação do Cônsul Geral da Itália no Rio de Janeiro, participamos das  tratativas iniciais para colocar o Busto da Imperatriz Tereza Cristina, na praça Itália, junto e contigua ao prédio do consulado, à Av. Presidente Antonio Carlos n° 40, centro, RJ.

 

Na sequência das  tratativas que se seguiram, as despesas da confecção do Busto e de sua instalação, no local,  ficaram a cargo da Prefeitura do Rio de Janeiro.

 

A efetivação e inauguração, deu-se no dia 29 de novembro, e estiveram presentes autoridades diversas, sendo o Acadêmico Alberto da Costa e Silva um dos ilustres palestrantes.

 

Dito isto, e agora, em consequência, a ITAL–Rio  promoverá uma homenagem, junto ao Busto, no dia  3 de setembro  próximo às 10:00 horas.

 

Sua Presença significa o testemunho dos 30 milhões de descendentes italianos, existentes no Brasil,  cujos ancestrais aqui vieram trazer seus braços e o seu talento, para  participar do desenvolvimento  do Brasil no concerto das Nações

 

À Sua Majestade Imperatriz Tereza Cristina se deve o penhor do  incentivo da vinda de muitos italianos, que estimulando D. Pedro II, contribuiu para o desdobramento e efetivação  da  Abolição.

 

Na expectativa da boa acolhida, subscrevemo-nos, atenciosamente,

 

Atenciosamente,

 

Antonio Vilardo

Presidente da ITAL-Rio

Este slideshow necessita de JavaScript.

Esse post foi publicado em Sem categoria e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.