Casa-se hoje, no Outeiro da Glória, o pentaneto de D. Pedro I e hexaneto de José Bonifácio de Andrada e Silva

O Príncipe D. Gabriel de Orleans-e-Bragança trineto da Redentora, será unido hoje, às 19 horas, na Igreja da Imperial Irmandade de Nossa Senhora da Glória do Outeiro, à Senhorita Luciana Guaspari.

D. Gabriel José nasceu em 1º de Dezembro de 1980, no Rio de Janeiro, dia da coroação e sagração de D. Pedro I em 1822 e, impressionantemente, mesmo dia em que nasceu seu pai (D. Pedro), 35 anos antes.

D. Pedro de Alcantara (*1945) foi o primeiro filho de D. Pedro Henrique a nascer no Brasil, após o retorno da Europa, com o término da II Guerra Mundial.

Ele desposou em 4 de julho de 1974, no Outeiro da Glória, a Senhorita Maria de Fátima de Andrada Baptista de Oliveira Rocha (*1952), uma tetraneta e sobrinha-trineta do Patriarca da Independência do Brasil, José Bonifácio de Andrada e Silva (1763-1838), um dos grandes precursores do abolicionismo militante e personagem cada vez mais reconhecido pela historiografia recente como o grande mentor dos projetos de uma brasilidade ecológica, solidária e fraterna.

D. Pedro e D. Maria de Fátima têm cinco filhos: D. Maria Pia (*1975), Senhora Rodrigo Broglia Mendes; D. Maria Carolina (*1978), Senhora Nuno de Carvalho Moreira; D. Gabriel José; D. Maria de Fátima Isabel (*1988), nascida no dia do Centenário da Lei Áurea, e D. Maria Manuela (*1989).

O Príncipe D. Gabriel se bacharelou em Direito na Universidade Cândido Mendes em 2003. Trabalhou em um grande escritório de advocacia no Rio de Janeiro até o ano passado, quando se transferiu para São Paulo, onde mora e trabalha atualmente.

Luciana Guaspari nasceu em 14 de setembro de 1981, no Rio de Janeiro. É filha do Senhor Prof. Attilio Guaspari (*1946), engenheiro civil e mestre em Administração pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE-UFRJ) e da Senhora Attilio Guaspari, nascida Regina Oliveira de Souza (*1947), mestre em Ciências Sociais pela UFRJ.

Os Guaspari são uma família de grandes comerciantes do Rio Grande do Sul, chegados ao Brasil na década de 1890. Provêm de Borgo-a-Mozzano e Anchianno, na Província de Lucca, no antigo Grão-Ducado da Toscana. O casal que emigrou para o sul brasileiro foi David Guaspari (1847-1930) e Elvira Micheli (1859-1936).

Um ramo da família Guaspari se aliou aos Palmeiro de Escobar, primos maternos do Abade emérito de São Bento do Rio de Janeiro, o que faz de Luciana uma contra-parente de D. José Palmeiro Mendes OSB.

Em Porto Alegre, a Casa Guaspari foi uma referência no comércio de roupas durante as décadas de 1950/60.

Luciana cursou Direito na UCAM e obteve o grau de mestre em Direito Econômico pela mesma universidade carioca, em 2008. Trabalhará como advogada no mercado financeiro paulista.

Os Conselheiros e Sócios do IDII formulam a Sua Alteza Real e sua futura consorte os melhores votos e rogam ao Altíssimo por bênçãos especiais e plenas.

Imagens do Acervo Digital do IDII.

No Sítio Santa Maria, em Vassouras, a família de D. Pedro de Alcantara
celebra os 77 anos da Princesa-Mãe do Brasil.

O Príncipe D. Gabriel defronte a um painel histórico que mostra dois
personagens dos quais descende: D. Pedro I e José Bonifácio.

Os noivos D. Gabriel de Orleans e Bragança e Luciana Guaspari, no Rio de Janeiro.
Esse post foi publicado em Sem categoria e marcado , , , , , , , , , . Guardar link permanente.