Preparativos para os festejos dos 160 anos de nascimento da REDENTORA

Em decorrência dos preparativos para os festejos dos 160 anos de nascimento da REDENTORA, os Conselheiros do IDII encontraram-se nas duas últimas semanas com o Senhor Secretário Municipal das Culturas do Rio de Janeiro, Prof. Ricardo Macieira – em 05 de junho – e com o Senhor Secretário de Estado da Defesa Civil e Comandante-Geral do CBMERJ, Cel. BM Carlos Alberto de Carvalho.

A reunião com o Secretário Macieira foi profícua nas conversações sobre os projetos do IDII para o Bicentenário da vinda da Corte para o Rio de Janeiro, em 2008 e, mais propriamente, sobre o projeto D. ISABEL DE BRAGANÇA – 160 ANOS DEPOIS, cujo incentivo na Lei municipal de isenção do ISS não havia sido possível pela disposição dos prazos. Contudo, o Senhor Secretário garantiu a colaboração da SMC, uma vez que os eventos podem abrir as comemorações do BICENTENÁRIO, sendo a Redentora a bisneta e sucessora de D. João VI no Brasil.

De resto, o Prof. Macieira, que é Sócio Honorário do IDII, desejou-nos muitíssima boa-sorte no encaminhamento dos projetos futuros.

A audiência com o Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro e SE de Defesa Civil, transcorrida hoje, foi excelente, tanto do ponto de vista dos comentários acerca da ativa participação da briosa corporação militar em nossa sociedade, como pelos seus 150 anos, a completarem-se no próximo dia 2 DE JULHO.

Em 2 de julho de 1856, D. Pedro II o Magnânimo fundou o CORPO DE BOMBEIROS PROVISÓRIO DA CORTE e os detalhes deste fato histórico foram contados com muita propriedade e orgulho pelo Cel. de Carvalho, que salientou a importância de os Príncipes brasileiros serem convidados e se fazerem presentes às comemorações do Sesquicentenário.

O IDII forneceu a relação de nomes e endereços dos Príncipes do Brasil e dos irmãos e primos do Chefe da Casa Imperial, ao que o CBMERJ agradeceu penhorado.

O Cel. de Carvalho garantiu ao IDII a participação da Guarda de Honra e da Banda Sinfônica do CBMERJ na Santa Missa que se realizará na Catedral petropolitana em 29 DE JULHO, quando um sem-números de instituições históricas e culturais celebrarão juntas o aniversário daquela que sacrificou seu Trono e sua Dinastia para redimir a História do Brasil.

Fotos das reuniões abaixo.

_______________________________________________________

FOTOGRAFIAS REALIZADAS PELO
SENHOR LEANDRO MARINS,
AOS SERVIÇOS DO INSTITUTO D. ISABEL I

Cons. Bruno de Cerqueira e Cons. Alexandre Mendonça conversam com o Secretário e Consócio Ricardo Macieira, na SMC do Rio de Janeiro.

Cel. BM Carlos Alberto de Carvalho explica detalhes sobre a fundação do CBMERJ na Corte do Rio de Janeiro, em 1856.

O Pres. do IDII relata ao Cel. de Carvalho pormenores da ligação de D. Pedro II e D. Teresa Cristina com os Bombeiros Militares.

Cel. de Carvalho expõe a programação gigantesca de prevenção, combate a incêndio e saúde militar do Brasil que ocorrerá entre os próximos dias 11 a 14 de julho, sob a coordenação do CBMERJ na Marina da Glória. A Cons. Maria de Lourdes Lamonica ostenta o broche dos Bombeiros que ela recebera 40 anos antes da audiência com o Comandante-Geral, quando ela havia feito semelhante curso…

À Mesa do Comando encontram-se também o Cons. Alexandre Mendonça e o assessor-chefe de Comunicação Social do CBMERJ, Ten-Cel Roni.

O Comandante e Secretário de Estado assegura-nos a particpação do CBMERJ nas festas dos 160 anos da REDENTORA DO BRASIL.

Terminada a audiência, os Conselheiros posam em torno do busto do Patrono do CBMERJ, o Augusto Senhor D. PEDRO II (*1825 †1891).

Anúncios
Esse post foi publicado em Sem categoria e marcado . Guardar link permanente.