IDII envia condolências à Casa de Ligne, na Bélgica, pela perda de seu Chefe, o Príncipe Titular Senhor ANTOINE (*1925 †2005)

Faleceu no Domingo, 21 de agosto de 2005, no Castelo de BELOEIL, Província de Hainaut (Reino da Bélgica), o Senhor ANTOINE, 13º Príncipe Titular de Ligne e do Sacro Império Romano-Germânico, titular da mais prestigiosa dinastia principesca belga e detentor de um sem-número de medalhas de honra ao mérito e comendas nobiliárquicas.

Centenas de habitantes da cidadezinha belga acompanharam ontem na Igreja de São Pedro de Beloeil os funerais do Príncipe, ao qual afluíram todos os seus filhos e muitos dos netos, além de vários representates das Casas da Europa proximamente aparentados com a Família de LIGNE, entre os quais destacavam-se a Rainha Viúva FABIOLA dos Belgas, o Grão-Duque resignatário JEAN de Luxemburgo e seu filho, o Grão-Duque Reinante HENRI I e grande quantidade de príncipes belgas, austríacos, alemães, etc., havendo ainda muitos representantes da Nobreza e das Forças Armadas da Bélgica.

Celebrou a Missa de Réquiem o Revmo. Pe. Daniel Procureur, representando o Arcebispo de Tournai, que se encontrava em viagem ao Exterior.

A municipalidade de Beloeil decretou luto oficial e o povo local mostrou-se consternado com a morte repentina do “bon Prince Antoine”. O Geverno Luxemburguês também manifestou-se à viúva (nascida Princesa Alix de Luxemburgo), lembrando que o casamento deles em 1950 foi um esplendor para a população do Grão-Ducado, nos duros tempos de reconstrução do pós-guerra (v. foto abaixo).

O Príncipe D. Antonio João do Brasil (*1951), genro de ANTOINE, acompanhou sua esposa neste triste momento. D. CHRISTINE DE LIGNE também recebeu uma Moção de Pesar da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, por iniciativa do representante de Petrópolis no Parlamento Fluminense, Deputado Leandro Sampaio.

Por sucessão, o PRÍNCIPE DE LIGNE agora é MICHEL (*1951), marido de D. Eleonora do Brasil (*1953) e pai do Príncipe Hereditário HENRI-ANTOINE (*1989) e da Princesa ALIX-MARIE de Ligne (*1984), que também são dinastas brasileiros, pois têm dupla nacionalidade.

Os Conselheiros do IDII enviaram a seguinte mensagem à Casa de Ligne:

Rio de Janeiro, 22 de agosto de 2005

A

S.A.R. a Senhora ALIX, Princesa Mãe de Ligne, Princesa de Luxemburgo etc.

S.A. o Senhor MICHEL, Príncipe Titular de Ligne etc.

S.A.I.R. a Senhora D. ELEONORA, Princesa Tit. de Ligne, Princesa do Brasil etc.

Altezas,

Tivemos notícia hoje, através de amigos belgas e franceses, do passamento de S.A. o Senhor ANTOINE Marie Joachim Lamoral de LIGNE et Noailles, 13º Príncipe de Ligne e do Sacro Império, Príncipe de Amblise e de Épinoy, Cavaleiro do Tosão de Ouro, ocorrido ontem, no Castelo de Beloeil.

O Príncipe de Ligne foi súdito exemplar da Bélgica, colocando-se sempre aos serviços do país que acolhe sua Casa há mais de 8 séculos. Como Major da Força Aérea Real belga, ele lutou pela Pátria na II Guerra Mundial; como piloto e assistente-metereologista, foi ainda participante da famosa Expedição Belga à Antártida (1957), com Gaston de Gerlache.

Desposando a Princesa Alix de Luxemburgo, em 1950, ele legou a sua descendência a lusitanidade bragantina, visto que as avós da princesa eram irmãs e Infantas de Portugal (filhas de D. Miguel I de Portugal e sobrinhas de D. Pedro I do Brasil).

Ficamos todos aqui no Brasil consternados com a notícia e enviamos nossas sinceras e respeitosas condolências a Vossas Altezas e todos os demais membros da Casa de Ligne, solicitando ainda o especial favor de transmitir à Senhora Princesa D. Christine os mesmos cumprimentos.

Nossos Amigos Bispos e Sacerdotes farão o obséquio de celebrar pela alma do Príncipe Senhor Antoine e tenham a certeza de que nossas orações estarão com Vossas Altezas.

Rogando a Vossas Altezas certificarem-se de nossa consideração distintíssima, subscrevemo-nos.

Muito reverentemente.

Prof. Bruno da Silva Antunes de Cerqueira – Conselheiro-Presidente

Dr. Bruno Hellmuth – Conselheiro-Vice-Presidente

Vanderli Teixeira – Conselheiro-Secretário

Profª. Cristina Alves Labrujó – Conselheira de Administração

Selene Soares Cruz – Conselheira de Administração

Dr. Eduardo Pellew Wilson, Conde de Wilson – Conselheiro de Administração

Dr. Laerte Lucas Zanetti – Conselheiro de Administração

Dr. André Pires Godinho – Conselheiro de Administração

Alexandre Carneiro de Mendonça – Conselheiro de Administração

Luís Afonso Queiroz da Silva – Conselheiro de Administração

Prof. Otto de Alencar de Sá Pereira – Decano do Conselho Consultivo

Prof. Francisco Camões de Menezes – Vice-Decano do Conselho Consultivo

Maria do Carmo de M. F. Nabuco de Magalhães Lins – Conselheira Consultiva

Profª. Maria de Lourdes Lamonica – Conselheira Consultiva

Dr. Juarez do Nascimento Fernandes de Távora – Conselheiro Consultivo

Prof. Gastão Reis Rodrigues Pereira – Conselheiro Consultivo

ANTOINE DE LIGNE desposa em 17 de agosto de 1950, na Catedral de Nossa Senhora de Luxemburgo, ALIX MARIE ANNE ANTONIA CHARLOTTE GABRIELLE DE BOURBON-NASSAU-WEILBOURG, Princesa de Luxemburgo, Princesa de Parma, Princesa de Bourbon-Nassau-Weilburgo

(Foto do Acervo de Brigitte Gastel Lloyd)

Anúncios
Esse post foi publicado em Sem categoria e marcado . Guardar link permanente.