Lançado no Rio livro sobre a memória de D. Isabel a Redentora

Para celebrar comme il faut a vinda à lume de mais uma obra sobre a REDENTORA no Brasil, o IDII planejou com esmero o lançamento de “Isabel, a Redentora dos Escravos: uma história da Princesa entre olhares negros e brancos” (EDUSC, Bauru, 2004).

Após conversações com a Presidência da ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS, foi-nos concedido utilizar o saguão do prédio anexo ao chamado Petit Trianon – sede histórica da ABL -, tanto para lançar o livro do Prof. Robert Daibert Junior, quanto para expor, pela primeira vez, o retrato a óleo “90 Anos de Dona Maria da Baviera“, do pintor uruguaio radicado no Brasil, Angel Irrazabal.

Graças às tratativas de nossa Vice-Presidente de Operações, Conselheira Lêda Machado, com a Profª. Leila Longo, Assessora-Chefe da Presidência da ABL, o Excelentíssimo Senhor Acadêmico-Presidente Ivan Junqueira, ofereceu a oportunidade única ao Instituto de lançar, na casa-sede da CULTURA NACIONAL, o mais recente trabalho historiográfico sobre a memória da REDENTORA. Nossos agradecimentos a ele e aos demais eméritos Acadêmicos ficam aqui consignados com a mais profunda reverência – dentre os quais uma ausência sentida no evento foi a do Prof. Dr. José Murilo de Carvalho, orientador de Robert Daibert Jr. na tese de doutorado que vem desenvolvendo junto ao Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ, onde versa sobre o ultramontanismo de D. Isabel.

Outra ausência muito sentida foi a do autor de toda a iniciativa de homenagear a Princesa Mãe do Brasil em seus 90 anos, com a encomenda do quadro em Juiz de Fora (MG), o Senhor Jean Menezes do Carmo, proprietário da Livraria DOM PEDRO II, que passou pelo infortúnio de perder o tio-padrinho no mesmo dia do lançamento.

Afora isso, o evento transcorreu com grande brilho, contando com a presença do Abade Emérito de São Bento do Rio de Janeiro, D. José Palmeiro Mendes OSB, do sacerdote cearense Prof. Pe. Edilberto Cavalcante Reis, que também está se doutorando em História pela UFRJ e do sacerdote mineiro Prof. Dr. Pe. Marcello Martinano Ferreira SDB, organista-titular da Basílica de Nossa Senhora Auxiliadora (Niterói), matriz dos Salesianos do Brasil que possui o maior órgão de tubos da América Latina. Pe. Marcelo Martiniano é Doutor em Musicologia tanto pela Gregoriana de Roma, quanto pela Sorbonne, onde recebeu aprovação CUM LAUDE de sua tese sobre o renascimento do cravo na Itália novecentista.

Outra presença de destaque foi a da Senhora Anna Marcondes, Diretora da ONG Casa Lidia dos Santos (www.ceaca.org.br), instituição de cunho educacional que faz um trabalho social belíssimo de retirar do tráfico crianças da Comunidade do Morro dos Macacos, em VILA ISABEL, bairro carioca tão particularmente associado à REDENTORA e demais Abolicionistas.

Após os autógrafos do Prof. Robert Daibert e as poses junto a ele e ao quadro de D. Maria da Baviera – cuja impossibilidade de estar presente a qualquer de nossos eventos explica-se plenamente pela idade avançada -, os convidados do IDII saíram da ABL com a aliviada sensação de que não somente começa a diminuir a desvalorização da memória de D. Isabel I, como finalmente tende a se aproximar de nós, brasileiros, a “Justiça de Deus na Voz da História”, tão bem preconizada no epitáfio do Augusto Senhor D. Pedro II.

O livro pode ser adquirido através da página da Editora da Universidade do Sagrado Coração (www.edusc.com.br).

FOTOGRAFIAS REALIZADAS PELO
SENHOR LEANDRO MARINS,
AOS SERVIÇOS DO INSTITUTO D. ISABEL I

Robert Daibert se empenha em seus dedicatórias aos presentes.

O Autor e o Revmo. Pe. Marcello Martiniano, salesiano cioso da ligação entre São João Bosco e D. Isabel a Redentora.

A jovem Profª. Erica Barros de A. Araújo conversa com Pe. Marcello sobre a comunidade salesiana de Cruzeiro, Lorena e adjacências (SP).

Robert Daibert autografa o exemplar do Dr. Fernando Lima de Gusmão.

O Representante do IDII em Mesquita (RJ), Luís Severiano Soares Rodrigues, cumprimenta Robert Daibert, com a intermediação do Cons. Bruno de Cerqueira.

A Senhora Anna Marcondes (2ª da esq. p/ dir.), da ONG Casa Lidia dos Santos, conversa com a Profª Erica Barros (1ª), o Cons. Vanderli Teixeira (3º) e o Senhor William.

O Cons. Bruno Hellmuth (1º dir. p/ esq.), conversando com a jornalista Anna Davies, o Cons. Vanderli Teixeira e o Prof. Alexandre Carneiro de Mendonça, tradutor e sócio dedicado do IDII.

D. Abade José, a Cons. Lêda Machado e o Dr. Paulo Evaristo Lopes dos Santos e Sousa conversam sobre a apresentação visual do livro

O Conselheiro-Presidente Prof. Otto conversa com o Pe. Marcello Martiniano, a Cons. Lourdes Lamonica e o Senhor Ohannes Kabderian Jr. (Pres. do Círculo Monárquico do RJ)

Os Conselheiros do IDII e alguns outros convidados posam junto ao quadro da viúva do neto e sucessor da Redentora. Esq. p/ dir.: Bruno de Cerqueira; Vanderli Teixeira; Cel. Mauro Goron; Senhor Ohannes Kabderian Jr.; Lêda Machado; Prof. Gastão Reis; Srta. Denise Machado; Dr. Fernando Gusmão; Bruno Hellmuth e Anna Davies.

Em outro momento, posam, além de alguns dos acima citados, a Conselheira Maria de Lourdes Lamonica (3ª esq. p/ dir.); D. Abade José; o Prof. Francisco Camões de Menezes e o Pe. Marcello Martiniano (último).

Senhor William (ONG Lidia dos Santos); Senhora Anna Marcondes; Senhor Pedro Maia de A. Araújo; Profª Erica Barros de A. Araújo; Conselheiros Bruno de Cerqueira e Lêda Machado

O Autor e o Conselheiro-Presidente Otto de Sá-Pereira.

Daibert e o Conselheiro-Vice-Presidente Gastão Reis Rodrigues-Pereira, também Presidente da FIRJAN-Região Serrana (RJ) e do Conselho Municipal de Turismo de Petrópolis.

O Autor conversa com um dos antigos assessores de D. Pedro Henrique, Prof. Francisco Camões de Menezes.

O evento termina com uma foto ao redor do jovem e brilhante historiador Robert Daibert Jr.

Anúncios
Esse post foi publicado em Sem categoria e marcado . Guardar link permanente.