Dia Nacional da Consciência Negra

Fotografias: Ronaldo Holtz e Gary Bon-Ali

O Dia Nacional da Consciência Negra foi festivamente celebrado na Igreja da Imperial Irmandade de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito dos Homens Pretos, em 20 de Novembro último (5ª feira).

A solenidade comemorativa tinha por objetivo mormente homenagear a figura histórica de ZUMBI DOS PALMARES, cujo aniversário de morte é o 20 de Novembro.

Em torno do estandarte de ZUMBI DOS PALMARES, posam comprazidos os jovens
da Pastoral Afro-Brasileira de São João de Meriti, junto ao Pároco, Pe. Frei Athaylton Belo OFM.

A celebração do Sacrifício Eucarístico coube ao Revmo. Senhor Pe. Frei Athaylton Belo OFM, Coordenador da Pastoral Afro-Brasileira de São João de Meriti (da Diocese de Duque de Caxias), por especial convite da Diretoria da Irmandade; co-presidiu o Revmo. Senhor Pe. José Delfino de Araújo, Reitor da Imperial Irmandade dos Homens Pretos do Rio de Janeiro.

A Cons. Lêda Machado, entre a imagem de
ZUMBI e a bandeira de PALMARES.

Antes do início da Missa, às 10 horas, foram homenageadas quatro Irmãs de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito pela Diretoria da Imperial Irmandade: os serviços indispensáveis de voluntariado por elas prestados à trissecular instituição mais do que justificava o ato.

O Cons. Bruno de Cerqueira ao lado da imagem do
Grande Líder e em frente à bandeira de PALMARES.

Suas Reverendíssimas convidaram o grupo de artistas da Pastoral Afro a se apresentar em trajes típicos dos negros brasileiros do séc. XIX, caminhando em direção ao Altar-Mor, durante a procissão do Ofertório.

Findada a Missa, o Regente do Culto da Irmandade, Senhor Wanderli Teixeira encerrou a cerimônia, procedendo a rápidos informes das programações vindouras.

Anúncios
Esse post foi publicado em Sem categoria e marcado . Guardar link permanente.