E da Abolição nasceu a República…

Fotografias: Leandro Marins (ALERJ)

Conforme programado pela Diretoria do IDII, realizou-se no Auditório Senador Nelson Carneiro, no prédio anexo ao Palácio Tiradentes – sede do Poder Legislativo do Estado do Rio de Janeiro -, o evento E DA ABOLIÇÃO NASCEU A REPÚBLICA… O 15 DE NOVEMBRO DE 1889 COMO CONSEQÜÊNCIA DO 13 DE MAIO DE 1888.

Às 15 horas, abriu os trabalhos o Conselheiro-Diretor do Instituto, Prof. Bruno de Cerqueira, convidando a tomar seus lugares à mesa a Profª. Dra. Maria Alice Rezende de Carvalho, Diretora de Seminários do Instituto Universitário de Pesquisas do Estado do Rio de Janeiro (IUPERJ), da Universidade Cândido Mendes; nosso Vice-Presidente, Prof. Gastão Reis Rodrigues-Pereira, também Vice-Presidente da FIRJAN-Região Serrana e Presidente do Conselho Municipal de Turismo de Petrópolis & o Dr. Jovelino Ribeiro, Prior da Ordem Terceira do Carmo do Rio de Janeiro.

Após uma breve introdução do Prof. Bruno, versando sobretudo a respeito dos motivos pelos quais o IDII é levado a celebrar mesmo o 14 de Novembro, data de morte da Redentora, passou-se a palavra à Profª. Maria Alice.

Na mesa dos trabalhos, da esq. p/ a dir.: Prof. Gastão Reis,
Prof. Bruno Cerqueira, Profª. Maria Alice e Dr. Jovelino Ribeiro.

A Profª. Maria Alice, renomada historiadora e socióloga carioca, falou principalmente sobre a atuação de dois dos grandes “Tigres” da Abolição, Joaquim Nabuco e André Rebouças. Ela é inclusive a autora da biografia publicada do último: O Quinto Século.

Aspecto da palestra da Profª. Maria Alice Rezende de Carvalho.

Terminada a brilhante palestra da Profª . Maria Alice, que se intitulou Nabuco e Rebouças: Príncipes do Abolicionismo, fez-se breve pausa para cafezinho na copa do Auditório. Desculpando-se imensamente conosco por já estar atrasada para um compromisso no próprio IUPERJ, ela teve de retirar-se antes da palestra do Prof. Gastão Reis.

Retomando os trabalhos da Mesa, falou então o Prof. Gastão: sua palestra Breve Panorama Sócio-Econômico de fins do II Reinado Brasileiro coroou de sucesso o evento. Após a abertura para debates e questionamentos, encerrou-se a tarde.

O teor completo do Evento segue abaixo, graças aos gentis procedimentos dos Departamentos de Áudio-Visual e Taquigrafia da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro.

Anúncios
Esse post foi publicado em Sem categoria e marcado . Guardar link permanente.