Comemorações múltiplas em data nacional

A Festa dos Padroeiros da Imperial Irmandade de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito dos Homens Pretos, comemorada anualmente no segundo Domingo de Outubro, coincidiu neste ano com a da PADROEIRA DO BRASIL, Nossa Senhora da Conceição Aparecida, Virgem negra aparecida nas águas do Rio Paraíba (SP) no séc. XVIII.

Como a própria Festa da PADROEIRA NACIONAL foi estabelcida no séc. XIX no dia 12 de Outubro em homenagem ao natalício e dia da aclamação de nosso Imperador Senhor D. Pedro I, houve motivos de sobra para se comemorar comme il faut esta grande quantidade de efemérides.

Antes do início da cerimônia, vê-se panoramicamente,
a Igreja enfeitada para a Festa de seus Padroeiros.

A solenidade foi presidida pelo Revmo. Senhor Pe. José Delfino de Araújo e co-presidida pelo Revmo Senhor Pe. Frei Athaylton Belo, OFM (da Diocese de Duque de Caxias).

Representando a Família Imperial, esteve presente a jovem Princesa D. Isabel Eleonora de Orleans-e-Bragança, primogênita de D. Fernando e D. Maria da Graça e trineta homônima da REDENTORA.

Diretores e Diretoras da Imperial Irmandade
dirigem-se ao Altar, durante o Ofertório.
À frente, vai o Senhor Procurador-Geral, Dr. Armando Moura.

Após a celebração do Sacrifício Eucarístico, o Pe. Delfino de Araújo passou a condução da cerimônia ao Diretor de Culto da Irmandade, Senhor Wanderli Teixeira de Faria, que agradeceu imensamente à Princesa D. Isabel Eleonora por sua presença e participação na Festa dos Padroeiros e solicitou à Banda do Corpo de Bombeiros que naquele momento executasse o HINO DA INDEPENDÊNCIA, em homenagem ao Augusto Antepassado de Sua Alteza Real.

Representaram o IDII a Conselheira-Diretora Lêda Machado – acompanhada de seu esposo, Dr. Gary Bon-Ali – e o Conselheiro-Diretor Prof. Bruno da Silva de Cerqueira – acompanhado de sua namorada, Profª Erica Barros de Almeida Araújo.

Depois do término da celebração e da Bênção Final, a Diretoria da Irmandade convidou a todos os presentes que seguissem em procissão pelos arredores da Igreja, com os andores dos Padroeiros.

Mesmo sob chuva fina, os fiéis devotaram-se em hinos e louvores a Nossa Senhora do Rosário e São Benedito pelas ruas do Centro do Rio de Janeiro. Findada a procissão, a Princesa partiu para compromissos familiares.

A Princesa D. Isabel Eleonora (2ª da esq. p/ dir.),
ladeada da Cons. Lêda Machado, do
Cons. Bruno de Cerqueira e dos Diretores da Irmandade,
Dr. José Maria Arruda e Senhor Wanderli Faria.

Retornando à Igreja, foram todos para o Salão Superior, onde serviu-se o almoço de confraternização, tendo como menu a típica feijoada brasileira.

Antes do início do almoço, disse algumas palavras o ilustre Provedor Dr. Wilson Moura, Juiz de Nossa Senhora do Rosário, sobretudo agradecendo nossas presenças, bem como a de todos os demais representantes de instituições amigas da Irmandade.

Na mesa principal, o Provedor Dr. Wilson Moura convidou
a que tomassem lugar a Cons. Lêda Machado e seu esposo,
o Cons. Bruno de Cerqueira e a Profª. Erica Barros.
Ao lado deles, está o Pe. Frei Athaylton.

A tarde terminou com a divulgação dos excelentes resultados do concurso de desenho livre para as crianças da Irmandade, coordenado pela Senhora Juiza de N. S. do Rosário, Mary Isabel Pereira.

Esse post foi publicado em Sem categoria e marcado . Guardar link permanente.